*ENSINO LÚDICO DE ESPANHOL PARA ALUNOS DOS QUARTOS
E QUINTOS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
Responsáveis: Gina Bastos
Niviane Sastre
O Projeto de Espanhol acontece todas as terças com as
turmas de 4º e 5º anos e tem como objetivo geral construir um aprendizado
lúdico da língua espanhola, tendo como recursos, jogos e brincadeiras, músicas
e histórias, mídias e tecnologias, sendo ministrada pela professora Gina Bastos
com o apoio da equipe diretiva da escola Afonso Vizeu.Visa aproximar os alunos
da Língua Espanhola, e através dela ampliar seus horizontes, mostrando-lhes um
novo mundo, outras culturas, outros costumes.
*A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA
Responsável: Gina Bastos
O projeto de apoio de língua portuguesa, ministrado pela professora Gina Bastos e com o apoio da equipe diretiva da escola Afonso Vizeu tem como objetivo geral formar um leitor competente que compreende o que lê, o que está escrito entre linhas e mediar caminhos para que o leitor identifique os elementos implícitos no texto para que ele possa fazer relação entre o texto que lê com outros já lidos bem como que o mesmo possa justificar e validar a sua leitura a partir da localização dos diversos elementos discursivos apresentados durante a leitura. Também oferecer a leitura como um momento de informação, formação, mas também como um momento de apreciação e prazer. Preparar leitores experientes e críticos para desempenhar bem seu papel na sociedade é o que desejamos com este projeto que acontece todas as segundas, quartas e sextas à tarde na escola, com alunos de 7º e 8º anos.
Acreditamos que promovendo uma prática constante de leitura e motivando o aluno para esta ação e também aprimorando a leitura silenciosa e oral, estamos oferecendo possibilidades aos alunos á escolha de suas leituras e permitindo o contato com variados tipos de leitura e escrita.
* APOIO DE MATEMÁTICA PARA AS SÉRIES FINAIS
Responsável:Raquel Araújo
Esse
projeto já existia na escola, mas desde 2014 está sob a coordenação da professora
de matemática Raquel Araújo.
Na
contemporaneidade a educação busca uma aprendizagem significativa para os
alunos, assim demonstram as ferramentas utilizadas pelo Governo Federal nas
avaliações da disciplina de Matemática do ensino fundamental, como por exemplo,
a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Baseando-se
nessa premissa o projeto visa potencializar, nos alunos interessados, o
raciocínio lógico matemático, fundamentado nos parâmetros utilizados nessas
avaliações, além de oportunizar aos alunos que apresentarem dificuldades no
conteúdo, aulas de apoio à aprendizagem matemática, priorizando os estudantes
com distorção idade série e os alunos que na série anterior já demonstraram
problema de acompanhar o conteúdo previsto para o ano, e, ainda, para os alunos
que reprovarem a partir da primeira avaliação, a fim de superarem as
dificuldades, o medo do erro, facilitando a sua participação durante as aulas e
a aprovação escolar.
Nas
aulas de apoio, sempre em turno inverso ao do estudante, os alunos terão o
reforço dos conteúdos trabalhados pelos professores em sala de aula para que
consigam superar suas dificuldades, alcançando uma aprendizagem e melhorando o
aproveitamento. Nas aulas também serão trabalhados os conteúdos pré-requisitos
para a aprendizagem de noções matemáticas essenciais para a vida cotidiana,
para que os alunos supram com as necessidades lógicas e de algoritmos da
disciplina de matemática e, assim, obtenham uma aprendizagem significativa que
os levem a aprovação.
No
ano passado, o projeto mostrou-se muito proveitoso para aqueles alunos que têm
maior dificuldade na área de Matemática. Eles puderam, através de atividades
diversas, desenvolverem o seu raciocínio lógico. Dois aspectos na minha opinião
foram positivos: o desenvolvimento cognitivo dos alunos no campo da álgebra e aritmética
e o índice de aprovação na disciplina pelos alunos pertencentes ao projeto,
visto que 85% dos alunos foram aprovados sem estudos de recuperação.
Um
aspecto negativo, faltou tempo e espaço físico para atender mais alunos e por
mais tempo. Pois, a procura pelos estudantes foi superior à capacidade de
alunos no projeto.Sendo assim, esse ano a direção buscou ampliar as 10 horas do
projeto, para 20 horas. Desde junho de 2015 duas professoras atendem os alunos
em dois turnos, terça e sexta-feira pela manhã e quinta e sexta-feira pela
tarde. São organizadas turmas de no máximo cinco alunos e com duração de uma
hora de estudo. A seguir, algumas imagens do grupo de estudos:
*Mais Educação
Responsável: Paula Batipaglia
Este projeto foi implantado em
Agosto de 2010 com a intenção de proporcionar Educação Integral
para os alunos. Os alunos do turno da tarde ingressam no projeto às
09h00 e saem às 13h30, enquanto que os alunos do turno da manhã
ingressam às 11h45 e saem às 16h15. Recebem alimentação apropriada
(lanche, almoço e lanche), a qual segue o cardápio estipulado pelas
nutricionistas da Secretaria Municipal da Educação.
Os alunos participam de atividades
como: letramento, matemática, jornal escolar, futsal e horta, sendo
monitorados por acadêmicos das Universidades da Região.
*Classe de Reforço da Aprendizagem-Apoio
Responsáveis: Maria Solange Moraes Costa. Manhã
Maria Antonia Motta Studizonski. Tarde
O Apoio é uma atividade educativa realizada em período inverso ao turno escolar, onde apenas os alunos que apresentam dificuldades no aprendizado são reunidos para receberem uma orientação mais particularizada e específica, visando suprir, em essência, as dificuldades cognitivas dessas crianças, através da retomada dos pré–requisitos essenciais de forma lúdica, diferenciada da sala de aula.
*Fotografia - Um Olhar para a Contemporaneidade
Responsável: Caroline Garcez
Dia e hora: Quinta-feira-Manhã
*Inserção das Tics no Ensino de Ciências Físicas e Biológicas
Responsável:Islaine
Alunos de 5ª e 6ª série
Dia e hora:Segunda-feira - manhã 8h00-12h00
*Futsal
Responsável:
Dia e hora: Segunda-feira - 13h30-14h30----12 e 13 anos
14h30-15h30----14 e 15 anos
15h30-16h30----feminino
*Correção das Defasagens da Leitura e Escrita
Responsáveis:Jacira Fretas da Silva Medina. M
Lilian Rojohn Hartvig Pieper. T
Dia e hora:Quarta-feira - manhã 8h-11h
tarde 14h-17h
*Arte de Reciclar Papel
Responsável:Sabrina Rodrigues Quadro Freitas
Dia e Hora:Segunda e terça-feira - 13h30-17h30