quarta-feira, 15 de junho de 2011

Artes

O que é esse tal de Patrimônio Cultural?

Na semana que passou, os alunos passaram. Passaram passo a passo por alguns pontos do passado. As turmas 14B e 14C (quarta séries), 15A (quinta série), 16B e 16C (sexta séries) e 17A (sétima série) tiveram a oportunidade de conferir pessoalmente, durante o Passeio Cultural, alguns pontos do Patrimônio Cultural da cidade estudados em sala de aula, através de projeto realizado por mim e pela professora de Artes Visuais, Glecimara Grischke.
Embora um passeio de ônibus, um passeio que buscou no aluno um olhar diferenciado sobre a cidade, a partir do ponto de vista do ônibus de onde se enxergava, se apontava, se identificava e se fotografava o patrimônio cultural por onde se passava.
O roteiro contemplou o que foi possível em virtude do tempo disponível, seguindo pelas Avenidas Domingos de Almeida, Bento Gonçalves e Duque de Caxias e suas características culturais como parques, monumentos, praças, edificações, feiras e trailers; o Centro Histórico com as árvores da praça, os casarões, os monumentos e o chafariz; a visitação aos três clubes de futebol da cidade, nos estádios do Xavante, do Lobão e do Fantasma, onde fomos recebidos por seus funcionários, beneméritos, presidentes e a surpresa de encontrar alguns jogadores treinando em campo e que, gentilmente, distribuíram autógrafos para as fãs em polvorosas.
O objetivo do Passeio foi despertar, no aluno, o sentimento de reconhecimento e valorização da identidade cultural da cidade como parte da própria identidade, pois o através do Patrimônio é possível um olhar a si mesmo para conhecer-se e comprometer-se com o que se é. Observar a cidade por esse lado busca também observar a casa, o bairro, a escola, por isso estudamos o patrimônio da cidade relacionado com o patrimônio pessoal do aluno por meio de objetos, pessoas e afazeres de “valor” pessoal ou familiar. Enfim, os lugares guardam a memória do passado e do presente, contam histórias, mexem com as sensações, com a curiosidade. A reação dos alunos foi de diversão, de contemplação e de interação.

Carol Ávila (Professora de Artes Visuais)